Depois das chamadas regular e da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contabiliza, agora, os números do processo. Até quarta-feira, de acordo com o reitor Paulo Burmann, a contabilidade dos dados apontava que haviam sido preenchidas 95% das 2.228 vagas ofertadas pelo Sisu. Segundo o reitor, a porcentagem é considerada histórica, em função de que, em anos anteriores, o alcance não superava 90%. Além disso, 44% dos aprovados nasceram no Coração do Rio Grande.
Leia mais notícias sobre o Sisu
Burmann avalia que o alto índice de preenchimento das vagas ocorre em função da facilidade do sistema. De acordo com o reitor, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferece mais flexibilidade:
Com o Enem, os estudantes têm mais opções, eles podem fazer a prova onde estiverem e têm a possibilidade de escolher mais de uma opção de curso.
Segundo o coordenador de Planejamento Acadêmico da pró-reitoria de Graduação e presidente da Comissão de Seleção e Ingresso, Jerônimo Tybusch, a possibilidade das chamadas orais é outro fator que contribui para o número elevado de vagas preenchidas:
Estudantes aprovados pelo Sisu comemoram ingresso na UFSM
Tínhamos uma lista de espera com mais de 14 mil nomes. Conseguimos chamar mais gente. Mesmo quem fica em uma colocação mais atrás, comparece, e a possibilidade de preencher as vagas é maior.
Muitos santa-marienses
Outro dado a ser comemorado, de acordo com a reitoria, é a quantidade de estudantes do Estado e da cidade. Conforme os dados, das vagas preenchidas, 88% são ocupadas por estudantes do Rio Grande do Sul, e 44%, de Santa Maria. Segundo Burmann, esses números comprovam que os estudantes da região estão preparados para concorrer com candidatos de fora, além de manter a regionalização na UFSM. Segundo o reitor, com o vestibular, 27,5% das vagas eram ocupadas por estudantes de outros estados. Hoje, com o Sisu, o número reduziu para 22%.
Leia mais notícias sobre a UFSM
Podemos fazer duas análises disso. A primeira, é que nossos estudantes estão bem preparados. Além disso, aquele receio de que a cidade seria invadida por estudantes de fora foi quebrado. É a qualidade da universidade que atrai estudantes. E é uma instituição federal e pública. Todos têm o mesmo direito defende Burmann.
Conforme a reitoria, os números finais do preenchimento das vagas devem ser divulgados até amanhã.