Ensino Superior

Número de vagas preenchidas pelo Sisu na UFSM supera expectativas

Mariana Fontana

"

Depois das chamadas regular e da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contabiliza, agora, os números do processo. Até quarta-feira, de acordo com o reitor Paulo Burmann, a contabilidade dos dados apontava que haviam sido preenchidas 95% das 2.228 vagas ofertadas pelo Sisu. Segundo o reitor, a porcentagem é considerada histórica, em função de que, em anos anteriores, o alcance não superava 90%. Além disso, 44% dos aprovados nasceram no Coração do Rio Grande.

Leia mais notícias sobre o Sisu

Burmann avalia que o alto índice de preenchimento das vagas ocorre em função da facilidade do sistema. De acordo com o reitor, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferece mais flexibilidade:

– Com o Enem, os estudantes têm mais opções, eles podem fazer a prova onde estiverem e têm a possibilidade de escolher mais de uma opção de curso.
Segundo o coordenador de Planejamento Acadêmico da pró-reitoria de Graduação e presidente da Comissão de Seleção e Ingresso, Jerônimo Tybusch, a possibilidade das chamadas orais é outro fator que contribui para o número elevado de vagas preenchidas:

Estudantes aprovados pelo Sisu comemoram ingresso na UFSM

– Tínhamos uma lista de espera com mais de 14 mil nomes. Conseguimos chamar mais gente. Mesmo quem fica em uma colocação mais atrás, comparece, e a possibilidade de preencher as vagas é maior.

Muitos santa-marienses

Outro dado a ser comemorado, de acordo com a reitoria, é a quantidade de estudantes do Estado e da cidade. Conforme os dados, das vagas preenchidas, 88% são ocupadas por estudantes do Rio Grande do Sul, e 44%, de Santa Maria. Segundo Burmann, esses números comprovam que os estudantes da região estão preparados para concorrer com candidatos de fora, além de manter a regionalização na UFSM. Segundo o reitor, com o vestibular, 27,5% das vagas eram ocupadas por estudantes de outros estados. Hoje, com o Sisu, o número reduziu para 22%.

Leia mais notícias sobre a UFSM

– Podemos fazer duas análises disso. A primeira, é que nossos estudantes estão bem preparados. Além disso, aquele receio de que a cidade seria invadida por estudantes de fora foi quebrado. É a qualidade da universidade que atrai estudantes. E é uma instituição federal e pública. Todos têm o mesmo direito – defende Burmann.
Conforme a reitoria, os números finais do preenchimento das vagas devem ser divulgados até amanhã.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem baleado após partida de futebol em Agudo segue internado no Husm

Próximo

Dupla armada e encapuzada assalta estabelecimento comercial em Santa Maria

Geral